Distribuições LINUX Brasileiras

Big Linux

http://www.biglinux.com.br

Esta distribuição é desenvolvida por Bruno Gonçalves e colaboradores, mas assim como outras distribuições Linux, o trabalho duro é quase todo feito pelo Bruno. O Big Linux é visto por muitos como uma solução completa em informática com foco principal no uso em desktops, unindo praticidade, segurança, estabilidade e beleza. O projeto continua vivo, com um fórum muito ativo, mas a falta de uma nova versão vem trazendo rumores que nada ajudam no desenvolvimento do mesmo. A base do sistema é o Kubuntu e ultimantente está se pensando em utilizar o kernel Liquorix como padrão no lugar do kernel do Kubuntu. É uma excelente distribuição Linux principalmente para usuários iniciantes.

Metamorphose Linux

http://www.metamorphoselinux.net

No dizer do próprio idealizador do projeto é um sistema operacional completo, voltado para usuários iniciantes ou avançados; Nele você encontra mais de 150 aplicativos , incluindo, jogos (emuladores, games 3D e educativos), editores (HTML, animação, vídeo e áudio), e ainda conta com uma grande gama de aplicativos voltados para areá de multimídia e escritório. Todos esses recursos podem ser usados rodando o sistema via LIVE-CD, sem alterar nada no seu sistema instalado no HD, ideal para iniciantes em Linux. Você também tem a opção de instala-lo no HD, com um assistente de instalação muito pratico e fácil“.

O Metamorphose é uma distro baseado no Debian. As principais diferenças do projeto são: estrutura preparada para o sistema, como scripts, painéis, programações e kernel com compilação própria. Segundo o próprio idealizador “o Metamorphose hoje dá suporte a quase 2000 tipos de arquivos de diversos programas, já e todo programado para fazer a coisa certa ao abrir um arquivo de qualquer origem, além de ter um suporte aos programas exe’s bem maior que qualquer outra distribuição, pois usa um wine compilado e modificado exclusivamente para ele, ou seja, 95% dos programas vão ser abertos com dois cliques, Windows ou Linux. Sem falar do suporte a rede, impressão, 3g automático“: o que facilitaria e muito a utilização por parte de usuários mais leigos em Linux. O criador é Ailton Nacimento de Mattos que por enquanto desenvolve o projeto sozinho e que gentilmente respondeu ao autor desse artigo expondo as vantagens e diferenciais do projeto Metamorphose.

Epidermic GNU/Linux

http://www.epidemiclinux.org/

O Epidermic é “um Sistema Operacional Livre, projetado para ser rápido, eficiente, moderno e, ao mesmo tempo, simples e fácil de usar“. Este projeto parece ter uma boa organização e é liderado por James Benedito de Oliveira. O projeto não está focado só no público brasileiro, mas também aos usuários de língua espanhola e inglesa. Tem um visual bem acabado aliado a uma boa performance. O Epidermic traz um visual muito agradável e ferramentas próprias que visam facilitar a instalação de alguns aplicativos e a utilização por parte do usuário final.

Sistema Livre SO

http://livre.wiki.br/jsite/

Baseado no Debian Stable Livre SO é um sistema operacional completo, criado com o objetivo de atender aquelas pessoas que necessitam utilizar diversas ferramentas como editores, planilhas, navegadores, mídias, dentre outros, entretanto não possuem tempo ou mesmo interesse em entender como funciona um sistema operacional de fato. O foco central dessa distribuição é facilitar, ao máximo, a utilização de um sistema operacional GNU/Linux“. A atual versão do Livre SO, foi atualizada a poucos dias, e é denominada 14-bis, continuando com a tradição dos desenvolvedores de adotar os nomes das invenções de Santos Dumont, nas versões do sistema. Livre SO, agora baseado no Debian Squeeze, traz novidades relevantes como o novo repositório com mais de 28.000 pacotes, a última versão do kernel estável disponibilizada (2.6.37.3), além da adoção do sistema de arquivos EXT4 como padrão, suporte melhorado à redes wireless, dentre outras melhorias. Este projeto é bastante interessante por utilizar uma base sólida e reconhecida pela comunidade Linux para construir seu sistema e não depender de exaustivas atualizações. O projeto tenta unir estabilidade com usabilidade e elegância.

Ekkaty Linux

http://www.ekaaty.org/v4/index.php/downloads

Projeto Ekaaty Linux é uma distribuição brasileira que, como muitas outras, busca uma maior integração com o usuário final, criou no início deste mês o blog que visa auxiliar usuários e desenvolvedores a utilizarem a distribuição. Com o intuito de estar promovendo novidades como por exemplo, novos produtos, eventos em que estaremos presentes, premiações, entre outros, esse blog [da distro] pretende alcançar uma maior proximidade das comunidades junto a nossa filosofia. Por um bom tempo essa distro parecia morimbunda e ultimante voltou à ativa. A base do sistema também é o Debian.

ImagineOS

http://www.imagineos.com.br/

O ImagineOS, novo nome do antigo GoblinX, é um sistema completo que pode ser executado sem instalação. É uma distribuição Linux baseada em Slackware Linux. É segundo o seu website, “voltada para o usuário interessado em utilitários e aplicativos de grande qualidade, bem como para aquele que se interessa em um ambiente de trabalho o mais belo e prático quanto possível“.

BrDesktop

http://brdesktop.org/cdd/wiki/Download

BrDesktop é o sistema Debian GNU/Linux desenvolvido exclusivamente para usuários brasileiros. As características apresentadas no site para atrair o usuário utilizar o BrDesktop no seu Desktop são: simples de instalar e usar; traduzido para o idioma português; modo LiveCD, ou seja usar sem instalar; os softwares são selecionados pelos próprios usuários; é seguro e estável; oferece softwares atualizados; é bonito, neste ponto nem tanto, há outras distros mais amigáveis; e por fim é oficialmente Debian!

Litrix

http://www.litrixlinux.org/

Litrix Linux é um distribuição Linux em formato live CD que pode ser instalada também como sistema operacional Desktop em computadores x86. Com o Litrix é possível ter o melhor desempenho para seu desktop e a facilidade que você deseja. Baseado no sistema Gentoo você pode instalar uma grande base de aplicativos via internet, manter seu sistema atualizado. Este sistema nasceu do falecido Tutoo Linux inicialmente desenvolvido na Unicamp e que também deu origem ao Librix da Itaútec.

Poseidon Linux

http://www.poseidon.furg.br/

Para esta distro linux baseada no Ubuntu creio que dispensa apresentação o sucesso que obteve dentro do seu habitat universitário/científico. O Poseidon Linux surgiu à partir de um grupo alunos de Pós-Graduação em Oceanografia da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) no ano de 2004. Insatisfeitos com a falta de uma política institucional de softwares, os altos custos do software proprietário, etc., desenvolveram um sistema operacional que coubesse no bolso: colocaram ali os softwares livres que usavam (eliminando assim custos oriundos de licenças proprietárias), de maneira que eles funcionassem a partir de um CD, sem necessidade de instalação.

O projeto ganhou popularidade e em 2005 obteve apoio da FURG para hospedar um website na internet (que em maio de 2008 ultrapassou 1.000.000 acessos!). Em 2006 a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) também passou a hospedar o sistema operacional para download.

Inicialmente idealizado para a comunidade científica brasileira, o projeto ganhou um novo direcionamento a partir de contribuições de pesquisadores e usuários de outros países. A atual versão (3.2) é disponibilizada em várias línguas, graças à base Ubuntu, e vários sites internacionais hospedam as imagens “ISO” do disco de uso/instalação do Poseidon Linux na Europa e nos Estados Unidos.

Hoje o Poseidon Linux conta com o apoio de várias instituições de ensino e pesquisa do Brasil e do exterior. Constitui-se em uma ótima opção de sistema operacional completo, livre e gratuito para a comunidade acadêmico-científica.

Pqui Linux

http://site.pquilinux.org/

O desconhecido “pQui Linux é um sistema operacional GNU/Linux que surgiu em 2004 para facilitar e agilizar a instalação de um S.O. GNU/Linux. O pQui, é baseado no Slackware e voltado para desktops e usuários leigos que pensam que Linux é difícil. Tem como principal objetivo estimular a migração de Windows para Linux no computador da sua casa ou da sua empresa“.

Tem como interface padrão o XFCE. Assim o pQui Linux vem para quebrar o tabu de que Linux é difícil.

Dream Linux

http://www.dreamlinux.com.br

O Dreamlinux vem com uma boa seleção de aplicativos desenhados para satisfazer grande parte das suas necessidades diárias. É baseado no Debian e Morphix, o que significa que leva vantagens das suas melhores características e acrescenta suas próprias ferramentas de desenvolvimento. O Dreamlinux tem um visual inspirado no MacOS, que é bastante agradável de se utilizar. Traz um conjunto bem acabado de codecs e aplicativos.

Sendo um sistema modular Dreamlinux permite-lhe adicionar novos módulos compreendendo suas aplicações preferenciais e construir uma nova Distro que atendam às suas necessidades, através de sua revolucionária ferramenta MKDistro”. Atualmente o projeto está num longo Beta. Espero que não seja mais uma distro falecida que esqueceram de sepultar.

DESENVOLVIDAS E MANTIDAS POR EMPRESAS PRIVADAS:

BR-lix (antigo Famelix)

http://www.brlix.com/

O BRLix é um sistema operacional para usuários de computador. Ele utiliza uma base Linux, mas possui todas as características do sistema operacional Windows®.

A política da distro é um Linux com cara de Windows XP, Vista ou 7; depende do usuário escolhar a aparência que desejar.

O BRLix nasceu do projeto universitário Famelix, que alcançou desde 2003, aproximadamente 13 milhões de downloads, garantindo assim a alta receptividade do sistema. O BRLix é um Linux, mas vai ser difícil para quem usa o Windows®, perceber isso. Hoje o BRLix é mantido pela Epidemus ltda, em Jaraguá do Sul – Santa Catarina. Atualmente conta com duas versões: uma simples e gratuita e outra Premium que conta com suporte da empresa desenvolvedora e alguns aplicativos extras.

Fenix

http://www.sistemafenix.com.br/

O novo FeniX é o que podemos chamar de revolucionário, pois com seu sistema inteligente de detecção de hardware, ao detectar aceleração em placas de vídeo (mesmo onboard) o Beryl AIXGL é ativado automaticamente, transformando seu sistema numa máquina em 3D com telas que ao fecharem pegão fogo e muito mais.

A distro se orgulha de ser: “hoje o único Linux no mundo que suporta a utilização de controles remoto para placa de TV do modelo MSI TV@nywhere Plus, e também o Linux que possui a maior quantidade de hardwares homologados do planeta, incluindo as impressoras Canon IP 1200 e 1300″. Este sistema vem embarcado em vários computadores e não é possível realizar o download do sistema sem ter adquirido uma licença que já vem com o computar com o sistema pré-instalado.

Dual O/S

http://www.dual-softwares.com/dual_os.htm

Dual O/S é um sistema operacional completo e amigável. Feito para ser instalado em equipamentos novos, ou antigos que necessitem de atualização ou estejam sem licença de sistema operacional. O Dual O/S é acompanhado ainda da Dual Training Alive (DTA), ferramenta que permite visualizar e executar de forma simples e tutoriada qualquer passo necessário para o uso do sistema e de suas aplicações.O sistema tem a aparência do Windows XP e é possível testá-lo através da versão de avaliação, que após 240 horas passa a emitir avisos de expiração.

Librix

http://www.itautec.com.br/

Librix é a distribuição Linux nacional desenvolvida pela Itautec com os diferenciais fundamentais para a implementação segura do software em sua empresa. É o único sistema que oferece o conjunto de hardware e software e atende a todas as exigências de qualidade, manutenção, melhorias contínuas e suporte técnico. São os melhores e mais estáveis pacotes do mercado, selecionados, testados e homologados pela Itautec que
disponibiliza um instalador com interface simples e um ambiente de configuração amigável. Com o sistema Librix, seu negócio terá a liberdade, confiabilidade e dinamismo do software livre com a qualidade, segurança e serviço de uma empresa com excelência em tecnologia.

Nessa distro é possível se perceber todo o trabalho que é executado pela Itaútec, sobre essa empresa creio que não preciso delongar pois já de conhecimento de todos a qualidade dos produtos desenvolvidos. Quando o assunto é dinheiro bons produtos surgem.

Satux

http://www.satux.org.br/

Sistema operacional 100% brasileiro baseado em software livre – tem como objetivo trazer inovação, praticidade, segurança e diversão, tornando sua experiência no mundo digital inigualável.Ele oferece facilidade para que você possa otimizar seu tempo e aproveitar ainda mais todas as suas ferramentas, como aplicativos educacionais que auxiliam nos trabalhos escolares, softwares essenciais como editor de texto, planilhas de cálculos, imagens vetoriais e fotos. É uma distro que tem como foco a sua utilização em desktops e notebooks de várias empresas como uma opção de sistema operacional.

Sistema Operacional ProLinux

http://www.fluxsoftwares.com/prolinux.htm

Versátil, completo, moderno e fácil, este é o seu sistema operacional ProLinux, desenvolvido pela equipe especializada da Flux Softwares. Dentre seus inúmeros diferenciais, destaque para a estabilidade do sistema baseado no Debian; aplicativos selecionados e devidamente testados e traduzidos; suporte ao usuário garantido, através da Central de Suporte Flux Softwares, seu contato direto com os desenvolvedores da distribuição; conjunto completo de aulas multimídia, o seu curso de usabilidade ProLinux de forma interativa e prazerosa.

O sistema ProLinux foi desenvolvido tendo como objetivo atender as necessidades do usuário final, tanto doméstico quanto corporativo.

Insigne Linux

http://www.insignesoftware.com/

O Insigne Linux possui uma grande gama de softwares que permite o desenvolvimento de aplicações gráficas e textuais. Estes recursos permitem que você alie a tecnologia Insigne com suas necessidades de trabalho diário, fazendo Insigne a solução maior em custo benefício existente no mercado mundial.

 

MANTIDAS POR ENTIDADES PÚBLICAS

Desktop Paraná

http://www.desktopparana.pr.gov.br/

O Desktop Paraná é uma customização do Sistema Operacional Debian GNU/Linux, adaptado às necessidades do Governo do Paraná pela CELEPAR – Companhia de Informática do Paraná através da Gerência de Gestão de Ambientes (GGA).

Além do Sistema Operacional a customização contém a interface gráfica GNOME, além de inúmeros pacotes como a suíte de escritório BrOffice.org (editor de textos, planilha eletrônica, apresentações), navegador de internet Iceweasel (Mozilla Firefox), Lotus Notes (emulado através do Wine), X3270 (Emulador de Terminal para acesso ao Mainframe), entre outros produtos.

A customização Desktop Paraná torna o ambiente Debian muito amigável para o usuário, além de reunir num único disco todos os softwares mais necessários aos usuários.

Debian Libertas

http://libertas.pbh.gov.br/drupal/webfm

O Projeto Libertas sofreu diversas alterações ao longo da sua história. Inicialmente ele pertencia à Unidade de Ambiente Operacional da Prodabel, Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte. Passou depois a pertencer àSuperintendência de Tecnologia (STT). Até que, em 2007, foi criada a Gerência de Software Livre para Ambientes Operacionais(GLTT), dentro da STT, para cuidar especificamente de softwares livres em uso na Prodabel. A gerência durou até dezembro de 2008, quando houve a dissolução da STT. Atualmente o Projeto Libertas é uma das atividades da Coordenação de Software Livre, que faz parte da Gerência de Engenharia de Software (GESS), alocada na Superintendência de Arquitetura de Sistemas (SAS). Atualmente o projeto trabalha com metapacotes que são compatíveis com Debian e Ubuntu, facilitando o desenvolvimento do mesmo.

Linux Educacional

http://linuxeducacional.com/

O Linux Educacional é uma solução de software que colabora para o atendimento dos propósitos do ProInfo de forma a favorecer ao usuário final no que se refere ao uso e a acessibilidade da mesma, bem como ao responsável pelo laboratório no que se refere a manutenção e atualização da solução.

A versão 3.0 do Linux Educacional foi baseada em uma distribuição GNU/Linux chamada Kubuntu, com uma identidade visual simples e atrativa, aplicativos educacionais personalizados, ferramentas de acesso e busca dos conteúdos educacionais, repositório Debian de conteúdos educacionais mantido pelo MEC e ferramentas de produtividade.

Pandorga

http://www.softwarepublico.gov.br/

O Pandorga GNU/Linux é uma distribuição educacional criada em 2006 especialmente para crianças, pré-adolescentes e escolas de ensino infantil e fundamental.

Seu propósito é fazer do laboratório de informática um ambiente de segurança, diversão e aprendizado, com muitos jogos e programas que exercitem a mente sem perder o prazer em estudar.

Querida pelos educadores, pais e alunos, a distribuição educacional Pandorga tem uma trajetória de sucesso, realizações, trabalho e diversão garantida desde o desenvolvedor até o usuário final, os alunos!

Vix Linux

http://www.softwarepublico.gov.br/4cmbr/xowiki/vix_linux

A Prefeitura Municipal de Vitória mantém oficialmente a distribuição VIX LINUX, o sistema Linux padrão a ser utilizado em todas as escolas do município da capital do Espírito Santo, Vitória e desenvolvido pela FluxSoftwares. Ágil, seguro, amigável e repleto de conteúdos educacionais para contribuir na inclusão digital de milhares de crianças, jovens e adultos da rede pública municipal de ensino.

Fonte: Internet

2011 03 22

 

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 43 outros seguidores